Acho que quanto mais frio e feio fica, mas inspirada eu fico. A frase também não está bonita, mas vale assim mesmo. Já coloquei a foto do dia 1 de fevereiro no Facebook, mas resolvi dividir com o blog também. Gente, essa foto foi tirada às 15 horas.
Essa é a vista que eu tenho do sexto andar do meu escritório. Socorro!!!! Vai ficar cinza assim nas próximas muitas semanas. Quando vim trabalhar hoje, fazia menos 3,5. E só vai esquentar em abril, quando começa a estação das chuvas.
E se você assiste a previsão do tempo na TV, fica com raiva de ver que no Sul da Europa sempre faz 10 graus a mais que na bela Suíça. Bem, mas como não há emprego por lá, a gente fica por aqui mesmo.
Quem mora aqui sabe do que estou falando: pode ser bom morar num lugar em que a galera se lembra do verão de 2003? Você, que vem do Rio, se lembra do calor que fez no verão de 2008? A princípio, todo verão significa calor. Ou não?
Todo suíço que se preze se lembra do bendito verão de 2003, quando fez um calor!!! Bem, como chegeui aqui em 2005, não vi esse verão. Mas nunca vou esquecer que um dia isso aconteceu, e deixou o povo suíço, que é SUPER PACIENTE, um pouco irritado.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Quanta formalidade só para cortar um cabelo 2
Ai gente, eu tinha que comentar. O marido da minha amiga italiana foi cortar cabelo ontem, naquele estranho cabeleireiro que marca horário para tudo.
Detalhe: a mulher se atrasou 12 minutos. Acreditem se quiser. Ela coloca horário para tudo, mas ela se atrasa.
Detalhe: a mulher se atrasou 12 minutos. Acreditem se quiser. Ela coloca horário para tudo, mas ela se atrasa.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Calor ou frio?
A galera carioca que eu conheço anda reclamando no Facebook que não aguenta mais o calor.
People, posso reclamar que eu daria minha unha para passar um fimde no calorão do Rio???
Também tô de saco cheio de - 3 graus (a máxima de hoje)!!! Ah, quero ver o sol também.
People, posso reclamar que eu daria minha unha para passar um fimde no calorão do Rio???
Também tô de saco cheio de - 3 graus (a máxima de hoje)!!! Ah, quero ver o sol também.
Quanta formalidade só para cortar um cabelo!!!
http://francescafilippo.blogspot.com/Minha colega de trabalho, que é italiana, e também acha o suíço um povo pra lá de esquisito... me mostrou um e-mail que o marido dela recebeu do salão de cabeleireiro para confirmação de horário.
Está em alemão, mas achei legal copiar só para ilustrar o "causo": O engraçado da história é que o salão diz que das 18:15 às 18:35 Luisa corta o cabelo do rapaz, depois Luisa lava (de 18:35 às 18:40 - ela precisa de 5 minutos e é obrigatório), depois ela seca (de 18:40 às 18:45 - também 5 minutos e obrigatório).
Já pensou se ele se atrasa? Já pensou se ele precisa ir ao banheiro e quebra essa corrente, tão bem encaixada? Nossa, que catástrofe!
Im Verhinderungsfalle bitte 24 Stunden vorher abmelden!Schneiden18:15 - 18:35 LuisaWaschen (Obligatorisch)18:35 - 18:40 LuisaFöhnen (Obligatorisch)18:40 - 18:45 Luisa
Está em alemão, mas achei legal copiar só para ilustrar o "causo": O engraçado da história é que o salão diz que das 18:15 às 18:35 Luisa corta o cabelo do rapaz, depois Luisa lava (de 18:35 às 18:40 - ela precisa de 5 minutos e é obrigatório), depois ela seca (de 18:40 às 18:45 - também 5 minutos e obrigatório).
Já pensou se ele se atrasa? Já pensou se ele precisa ir ao banheiro e quebra essa corrente, tão bem encaixada? Nossa, que catástrofe!
Im Verhinderungsfalle bitte 24 Stunden vorher abmelden!Schneiden18:15 - 18:35 LuisaWaschen (Obligatorisch)18:35 - 18:40 LuisaFöhnen (Obligatorisch)18:40 - 18:45 Luisa
Sehr geehrte Kundin, sehr geehrter Kunde
Terminbestätigung vom Mo, 31.01.2011 18:15
Beauty Level Coiffeur, Wettingen
Mit folgendem Link gelangen Sie in die Verwaltung Ihrer Termine.
Dort kann der Termin verschoben oder gelöscht werden.
Ninguém merece, né!
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Leite Materno mais uma vez
Nossa, tem muito tempo que não escrevo, né? É malandragem, a vida na Suíça não é tão fácil quanto parece... Uma criança para cuidar, um bebê, casa, trabalho e marido... acaba não sobrando tempo para atualizar o blog.
Deixa para lá e vamos ao que interessa. Me lembrei de uma coisinha que a minha sogra me contou sobre a minha cunhada estar usando leite materno na pele da nenem de tres meses. Fiquei pensando: No país da Bayer, (Se é Bayer, é bom), da Nivea, da Weleda e de tantos outros excelentes produtos e cremes dermatológicos, os alemães ainda recomendam leite materno para a pele das crianças? Mal pode até não fazer, mas deve ficar um cheirinho de azedo depois... Fala sério!
Deixa para lá e vamos ao que interessa. Me lembrei de uma coisinha que a minha sogra me contou sobre a minha cunhada estar usando leite materno na pele da nenem de tres meses. Fiquei pensando: No país da Bayer, (Se é Bayer, é bom), da Nivea, da Weleda e de tantos outros excelentes produtos e cremes dermatológicos, os alemães ainda recomendam leite materno para a pele das crianças? Mal pode até não fazer, mas deve ficar um cheirinho de azedo depois... Fala sério!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Pesadelos
Todo mundo sabe que eu amo o Rio de Janeiro mais que tudo. Mas hoje me dei conta de como me sinto amedrontada com a violência. Eu tenho pesadelos. Sonho, de vez em quando, que estou no meio da favela e começa um tiroteio. O dessa noite, por exemplo, que me acordou às 3 horas e me fez ficar acordada por uma hora, começava quando eu saía do aeroporto e tentava cortar a cidade, mas não conseguiam porque todas as vias estavam tomadas por traficantes. Na minha paranóia, já sonhei até que era policial e tentava combater os bandidos dentro de uma favela.
Que coisa louca. Na verdade, que pena! Me sinto exilada aqui na Suíça. Meu coração é seu, Rio! Mas não posso levar meus filhos para morar aí, então vou ficando por aqui. Um dia, quem sabe, eu volto.
Que coisa louca. Na verdade, que pena! Me sinto exilada aqui na Suíça. Meu coração é seu, Rio! Mas não posso levar meus filhos para morar aí, então vou ficando por aqui. Um dia, quem sabe, eu volto.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Fim de outubro - início de novembro: tempo de Natal?
Meu neném de seis meses está com febre e estou trabalhando de casa, enfim, tentando fazer alguma coisa. Nesse meio tempo, me lembre dessa questão natalina que tinha escrito na semana passada e resolvi postar.
Tempo de Natal
Bem, não me lembro de como é no Brasil, se vendem com tanta antecedência, mas aqui na Suíça, desde a segunda quinzena de outubro, os supermercados já estão promovendo produtos natalinos. Do Brasil, não me esqueço dos shoppings centers trabalhando as últimas 30 horas antes do Natal sem pausa, com funcionários dormindo atrás dos balcôes e a galera brigando por uma única blusa que sobrou. Temos que lembrar de um detalhe imporante: a grande massa só recebe a maior parte do décimo terceiro depois do dia 20 de dezembro. Taí o motivo de tanto atraso nas compras.
Mas aqui na Suíça, agora que virou o mês de novembro, lojas de brinquedos, por exemplo, anunciam as grandes promoções de Natal, com 20% a 30% de desconto. Seções inteiras estão lotadas de produtos para essa época: são chocolates em forma de Papai Noel (que aqui é chamado de San Nikolaus – um santo simpático que se veste como Papai Noel mas que não visita as crianças no dia 24 de sembro, mas no dia 6 de dezembro), calendários de natal, massa de biscoito ou biscoito pronto, ufa, uma infinidade de coisas. E mais um detalhe: só receberemos o décimo terceiro no fim de dezembro, já quase em janeiro.
Eu não gosto de inverno, mas tenho que admitir que Natal é muito bonito assim, com frio, neve e tudo que combina com o tema. Mas o que torna a data especial é a tradição levada a sério por aqui. Não é como no Brasil, que ficou muito comercial e se resume basicamente a idas ao shopping. O importante, na Suíça, é o espírito natalino, traduzido nas decorações nas portas das casas, nas árvores de Natal feitas de pinheiro de verdade, no ato de fazer os biscoitinhos em casa e presentear os amigos, em acender as velas do pinheiro na noite do dia 24 e tomar vinho ou chá fumegante ao redor, enfim, tudo em família, como manda a tradição.
Mas a alegria, aquele Natal animado, com rabanada, farofa, bacalhau, e com direito a saideira na casa do vizinho e tudo, ah, isso já não garanto que você vá encontrar. Vai encarar o frio de 2 graus? Eu morro de saudades do Natal lá de casa, onde a gente bebia Sidra Cereser mas se divertia até às cinco da manhã cantando e tocando violão.
Assinar:
Postagens (Atom)