quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Continuando: o que irrita mais um suíço? É de rolar de rir...

1 - Segundo uma amiga que mora em Bern mas precisa ir a Baden diariamente: Falar um A no vagao do silencio!!!! "Uma vez entrei falando no vagão, não tinha a menor idéia de que isso existia, e levei um sermão que perdi até o rebolado!!!".

2 - Demorar para empacotar no supermercado ou pedir um saquinho de plástico (dos gratuitos)...

3- Interrompê-los sem planejamento durante qualquer atividade... pode ser que sua mãe esteja morrendo ali mesmo e o suíço esteja falando ao telefone sobre o problema da pata da tartaruga. Não importa, não interrompa para não levar um coice. Uma amiga brasileira me relatou que não pode se aproximar de uma colega de trabalho suíça enquanto ela está digitando, ela começaa a bufar e a dizer HOLD ON, A MOMENT, WAIT... Parece que para os locais, é extremamente impossivel fazer duas coisas ao mesmo tempo.

4 - Entrar numa loja dez minutos antes de fechar e continuar lá dentro até o momento de fechar as portas... Definitivamente nao é permitido.

5 - Ficar andando de salto em casa quando se mora em apartamento... OK, mas isso incomoda até no Brasil, né?

6 - Crianças dando gargalhada no trem... "Eu fiquei aterrorizada, quando um senhor pediu para as criancas ficarem quietas no trem porque elas estavam rindo (minha mãe, que estava comigo, viu a cena e ficou em choque)"

7 - "Quando eu vou jogar as latinhas de conserva e coloco junto com as de cerveja.... o cara que toma conta do centro de reciclagem da cidade onde moro me mandou pegar todas as latinhas de tomate e etc e jogar no outro conteiner, rodar a manivela e pronto... O senhor ficou bravo e tudo, falando algo em suíço alemão que obviamente não compreendi...."

8 - "Não colocar a barrinha de separar compras no supermercado. A mulher do caixa fica brava! Ja levei varias broncas."

9 - Ficar na frente de alguém impedindo a passagem no corredor do supermercado, mesmo que sem querer.

10 - Outra experiência bizarra vivida ontem: o garçom ficou bravo porque uma das amigas que estavam comigo sentou-se à mesa, gastou uma cadeira do restaurante, mas não comeu. O garçom ficou realmente irado com ela e disse: se você não vai comer, não deveria sentar.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma crônica pelo meu aniversário

Desejos de um bom dia



Tenho vários desejos: o primeiro, quando acordo, é de logo, o mais rápido possível, tomar café da manhã. Não precisa ser muito, pode ser um iogurte gostoso, um biscoitinho e uma xícara de café fumengante. O que vem depois não está na lista de desejos porque já é realidade: ganhar aquele sorriso de bom dia dos meus dois filhos. Que delícia e que privilégio das mães e dos pais! Tudo bem, desejo que esses momentos se eternizem.

E depois que o dia siga, agradavelmente, seu ritmo. Os compromissos se encaixando perfeitamente na corrida do tempo, almoço com amiga, papo em dia, conversa legal, sem baixo astral. Arroz com feijão, com gostinho de comida de mãe, feita na hora, mas pode ser também um risoto. Sol brilhando, temperatura amena, Praia de Ipanema, água de côco, mas poderia ser também um elogio sincero do chefe, um croissant de chocolate em Paris, ou até mesmo um churrasco com os primos lá no subúrbio.

Já sei, tenho desejo de comer um bolo de chocolate com calda de brigadeiro depois de uma dieta radical de tres semanas sem comer açúcar. Claro que a dieta foi bem sucedida e estou magérrima, com a pele linda! Bolo arrematado novamente com um delicioso cafezinho, ao som de bossa nova, na Suíça. E penso: “eles também conhecem a nossa música”, que orgulho verde e amarelo.

Folhos de outono, cogumelos frescos, picolé de côco, farofa de ovo com picanha, rever uma grande amiga, pousar no Galeão vindo da Suíça, levar minha filha ao teatro, calçar minhas Havaianas, tomar água com gás, fazer festa de aniversário para minha filha e vê-la muito feliz brincando com os amigos, saber de um babado fortíssimo, dar gargalhada, assistir a um bom filme, olhar objetos de decoração nas lojas, passear nos shoppings do Rio, andar sem compromisso na Visconde de Pirajá ou na Toscana. Me dei conta de que existem tantas coisas boas na vida, tantos desejos... Que delícia!



No dia do meu aniversário, ganhei esse lindo poema de Carlos Drummond de Andrade

Desejo a você... - Carlos Drummond de Andrade

by fredsoncc (07/05/2007 - 12:54)
"Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Ouvir uma palavra amável
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial,e que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não Ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu"

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carioca na Suíça: O que mais irrita um suíço?

Carioca na Suíça: O que mais irrita um suíço?: "Gente, por sugestão de uma amiga de Sampa que mora aqui na Suíça, fiz uma enquete com algumas outras amigas. A pergunta: O que vocês acham q..."

O que mais irrita um suíço?

Gente, por sugestão de uma amiga de Sampa que mora aqui na Suíça, fiz uma enquete com algumas outras amigas. A pergunta: O que vocês acham que irrita um suíço?

As respostas foram as mais variadas, mas tudo muito engraçado. Teve de tudo, desde a ser interrompido numa conversa a pedir para trocar a batata frita por batata assada no restaurante. A enquete foi estimulada pela fraqueza desse povo no quesito flexibilidade e paciência com os estrangeiros.

1 - Atravessar a rua sem a permissão do guardinha de trânsito (eles espumam de raiva e gritam com você em suíço alemã)

2 - Entrar em uma loja dez minutos antes fechar. As vendedoras ficam inconformadas com tamanha ousadia. Essa foi muito votada!!!!

3 - Entrar em um restaurante entre as 21:30 e 22:00 e querer jantar!!
Um das amigas conta que certa vez, estava em um bar de um restaurante e às 21:30 pediu uma mesa para jantar... A responta (seguida de uma sequencia de bufadas): Agora????

4 -  Ficar conversando animadamente com as suas amigas em um restaurante!!! Risadas então são o fim da picada para eles!!!! De acordo com uma dessas entrevistadas, ela estava conversando super animadamente e a mesa do lado começou.. shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! "Nossa, por um momento achei que era uma biblioteca!!! hahahaha".

Tem mais, gente. Ainda estou compilando as respostas.

O som do Rio de Janeiro já não é mais o samba nem o vai e vem das ondas...

Rio 40 graus
Cidade maravilha
Purgatório da beleza
E do caos...(2x)
 
Capital do sangue quente
Do Brasil
Capital do sangue quente
Do melhor e do pior
Do Brasil...(2x)
 
Cidade sangue quente
Maravilha mutante...



                                              Paisagem na Linha Vermelha - uma das principais
                                              vias de ligação da Zona Sul e Norte da cidade


Voltei do Rio no dia 15 agosto após passar 40 dias dos meus 120 de licença maternidade. Nem preciso mencionar que tive ótimas férias, mas confesso que vivenciei algumas experiências dignas de serem comentadas. Fui acordada por duas madrugadas com barulho de metralhadora. Não que eu seja conhecedora de armas, mas como era taratarartararartararatrarattar contínuo, que não acabava nunca, imagino que seja uma semi automática. Bem, o fato é que eu tive pesadelos e achei que havia alguém descendo as escadas da casa da minha mãe.

Pior, achei que meu marido não fosse escutar o simpático ruído, já que no momento em que eu acordei, ele estava dormindo. Mas eis que no outro dia ele comenta o assunto. Conclusão: o tiroteio demorou a acabar, já que nós dois fomos acordados em horários diferentes.

Não gosto que ele saiba desses episódios de violência porque morro só de pensar na possibilidade de ele reclamar que eu vou ao Brasil com as crianças. Acho até que ele está no seu direito, afinal, ele é pai e alemão – o que significa não estar acostumado a tiroteios. O fato é que eu, escolada em Rio de Janeiro, não tenho medo quando estou sozinha. Mas quando coloco as crianças no carro, fico meio ansiosa, acho que na espreita, atenta a qualquer movimento suspeito ou som. Como minha mãe mora no subúrbio, eu tenho que atravessar a cidade frequentemente pela Linha Vermelha ou Avenida Brasil.

A minha estratégia de salvação era colocar minha mãe no banco de trás do carro com as crianças, entre as duas cadeirinhas. A pobre coitada viajava espremida, ciente de que a qualquer barulho de tiroteio, desatasse as crianças das cadeiras e colocasse no chão do carro. E, depois disso, claro, se a gente ainda sobrevivesse, ela se jogasse por cima. Ainda bem que minha mãe não é gorda, porque se não, as crianças morreriam de qualquer maneira: de bala perdida ou de esmagamento.

Graças ao bom Deus nada aconteceu. Mas não é que estava eu e meu marido no carro, às 23:30 a caminho do Galeão e, ao entrar na Linha Vermelha, na altura do Caju, quatro simpáticos traficantes nos dão o ar da graça. Tentando atravessar a Linha Vermelha, entre uma mureta e outra, eles se arriscam na frente dos carros para entrar na Favela do Caju. Eu sabia que eram traficantes simplesmente porque portavam uma metralhadora gigante. Só vejo armas assim tão grandes quando os policiais estão nos carros com aquelas metralhadoras que alcançam as janelas e têm os canos compridos para fora. Mais uma v ez nada aconteceu. Foi só um susto. Mas é muita emoção para apenas 40 dias. Eu não vivencio isso aqui na Suíça nem em dez anos.

Cariocas - Essa música da Adriana Calcanhoto é a minha cara!

Detalhe, eu que amo tanto o RJ, não nasci na cidade. Minha mãe me pregou essa peça.

Composição: Adriana Calcanhoto


CARIOCAS SÃO BONITOS
CARIOCAS SÃO BACANAS
CARIOCAS SÃO SACANAS
CARIOCAS SÃO DOURADOS
CARIOCAS SÃO MODERNOS
CARIOCAS SÃO ESPERTOS
CARIOCAS SÃO DIRETOS
CARIOCAS NÃO GOSTAM
DE DIAS NUBLADOS

CARIOCAS NASCEM BAMBAS
CARIOCAS NASCEM CRAQUES
CARIOCAS TÊM SOTAQUE
CARIOCAS SÃO ALEGRES
CARIOCAS SÃO ATENTOS
CARIOCAS SÃO TÃO SEXYS
CARIOCAS SÃO TÃO CLAROS
CARIOCAS NÃO GOSTAM
DE SINAL FECHADO