segunda-feira, 4 de outubro de 2010

País rico - gastos com coisas inimagináveis

Parece brincadeira, o Governo da Suíça parece que não tem onde gastar dinheiro e aí começa a inventar moda. Os suíços adoram fazer caminhadas e têm paisagens e inúmeras trilhas lindas para isso. ...
Mas quem caminha, cansa, e quer sentar um pouquinho. Então, o Governo pensou: vamos dar bancos (não os financeiros) à população. Basta ter uma paisagem para olhar, tipo um belverezinho, que pronto, o banquinho já está lá, olhando para você, um convite à preguiça.

É até sacanagem. Você suando, andando rápido para perder uns quilinhos, e o banco ali, sorrindo com seus quatro pés. Mas nenhum suíço pensou nisso, claro, porque acho que preguiça não existe no voculabulário deles.

De acordo com matéria publicada na Swissinfo, o país tem mais 60 mil km de trilhas sinalizadas, quase tanto quanto estradas. Um em cada três suíços se considera um "caminhante ativo". Em média, ele faz cerca de 20 caminhadas de 3,5 horas (cada) por ano. Esses 1,9 milhão de suíços andam a pé 130 milhões de horas por ano.

Hiking é o esporte mais popular da Suíça ao lado do ciclismo. E trilhas não faltam. O país alpino tem 62.441 km de trilhas sinalizadas (o que corresponde a 1,5 vezes a circunferência da Terra), mais de um terço (23.089 km) nas montanhas. Para comparar: a rede de estradas federais, estaduais e municipais é de 71.300 km.
Então, dê um basta na sua preguiça, e só olhe para os banquinhos como um acessório. Nada de sentar e contemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário