1 - Segundo uma amiga que mora em Bern mas precisa ir a Baden diariamente: Falar um A no vagao do silencio!!!! "Uma vez entrei falando no vagão, não tinha a menor idéia de que isso existia, e levei um sermão que perdi até o rebolado!!!".
2 - Demorar para empacotar no supermercado ou pedir um saquinho de plástico (dos gratuitos)...
3- Interrompê-los sem planejamento durante qualquer atividade... pode ser que sua mãe esteja morrendo ali mesmo e o suíço esteja falando ao telefone sobre o problema da pata da tartaruga. Não importa, não interrompa para não levar um coice. Uma amiga brasileira me relatou que não pode se aproximar de uma colega de trabalho suíça enquanto ela está digitando, ela começaa a bufar e a dizer HOLD ON, A MOMENT, WAIT... Parece que para os locais, é extremamente impossivel fazer duas coisas ao mesmo tempo.
4 - Entrar numa loja dez minutos antes de fechar e continuar lá dentro até o momento de fechar as portas... Definitivamente nao é permitido.
5 - Ficar andando de salto em casa quando se mora em apartamento... OK, mas isso incomoda até no Brasil, né?
6 - Crianças dando gargalhada no trem... "Eu fiquei aterrorizada, quando um senhor pediu para as criancas ficarem quietas no trem porque elas estavam rindo (minha mãe, que estava comigo, viu a cena e ficou em choque)"
7 - "Quando eu vou jogar as latinhas de conserva e coloco junto com as de cerveja.... o cara que toma conta do centro de reciclagem da cidade onde moro me mandou pegar todas as latinhas de tomate e etc e jogar no outro conteiner, rodar a manivela e pronto... O senhor ficou bravo e tudo, falando algo em suíço alemão que obviamente não compreendi...."
8 - "Não colocar a barrinha de separar compras no supermercado. A mulher do caixa fica brava! Ja levei varias broncas."
9 - Ficar na frente de alguém impedindo a passagem no corredor do supermercado, mesmo que sem querer.
10 - Outra experiência bizarra vivida ontem: o garçom ficou bravo porque uma das amigas que estavam comigo sentou-se à mesa, gastou uma cadeira do restaurante, mas não comeu. O garçom ficou realmente irado com ela e disse: se você não vai comer, não deveria sentar.