quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Outono na Suíça

Fim de setembro, começo de outono na Suíça. Apesar de triste, porque sei que o inverno está para chegar, admiro muito os dias nessa época do ano. Geralmente são mais ensolarados, a temperatura é bem agradável e as plantas ganham aquele colorido dourado. Em breve o horário de verão vai acabar, e os dias ficarão mais curtos. Ponto negativo. Mas para quem tem família no Brasil, ponto positivo: porque eles iniciam o horário de verão e a diferença de fuso horário cai de cinco para três horas. Posso telefonar para minha mãe quando ainda é de manhã por aqui.

Outono também é época de Herbstmenu (menu dessa estação), que eu particularmente acho o melhor de todas as estações. Isso significa comer cogumelos frescos (deliciosos), sopa de abóbora (tão farta é a oferta de abóbora nessa época), uvas, risoto, hummm, tudo muito gostoso! Delícia quando fazem molho de uva na comida. Tudo combinado com um ótimo vinho tinto.



É tanta abóbora que as pessoas até decoram a entrada das casas com as mais diferentes formas do legume.
Eu nunca tinha visto tantos formatos de abóboras no Brasil.

Para quem gosta, também é tempo de pensar novamente no fondue. Eu, pessoalmente, acho fondue uma comida muito sem imaginação, seja ele de queijo ou de carne. Ah, outono também é época de Wanderung (turismo de caminhada, um jeito muito suíço de fazer turismo) na região chamada SüdTirol, uma parte da Itália onde se fala um dialeto germânico. Todo suíço que se preze tira uma semaninha nessa época e vai caminhar nas montanhas da região. É uma imaginação, são sempre os mesmos hotéis...

Bem, tirando esse detalhe, o fato é que o outono (mas somente até outubro) é realmente uma ótima época para viajar na Europa. Os preços já caíram, já não faz mais tanto calor em algums regiões (não é o caso da Suíça, porque aqui não faz calor nunca) mas o frio ainda permite que se sente fora dos restaurantes para ver o movimento das pessoas nas ruas. E você, que vem do maravilhoso calor do Brasil, pode experimentar vestir alguns casacos que jamais usaria nos trópicos. Um charme, não?

E por falar em imaginação ou a falta dela, acho interessante citar o blog da minha colega de trabalho italiana, a Francesca, que faz uma observação bem interessante: acabou o verão, agora os dois (e quase onipresentes) supermercados da Suíça (Migros e Coop) começam a trocar seus outdoors para mensagens do tipo: Tempo de cogumelos, ou Tempo de Uvas da Região. No verão, sem exceção, os outdoors vão estampar: Agora é tempo de grill. Entra ano, sai ano, é sempre a mesma coisa.


Dicas gastronômicas:
 - Marroni (uma espécie de amêndoa, muito encontrada na Suíça italiana)
- Abóbora
- Carnes de caça (chamadas Wildfleisch), acompanhadas de geléia de frutas vermelhas
- uvas
- Repolho roxo feito com vinho tinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário